Desempenho de Protótipo Pré-moldado

A idéia principal da torre para sua maior difusão é que seja construída de forma industrializada, para o que o projeto piloto em ferrocimento artesanal que foi construído servirá para otimizar a viabilização futura da industrialização. Ao mesmo tempo, consumidores, principalmente os usuários de comunidades organizadas poderiam ser capacitados para que possam incorporar em suas habitações os conceitos apresentados neste projeto. Da forma industrializada, se reduziria bastante o custo total da torre na medida em que as formas seriam replicadas muitas vezes diluindo-se este valor.



 


 
 

No setor residencial, o aquecimento de água através do chuveiro elétrico, representa em média 24% do consumo de energia elétrica do Brasil. Para esta finalidade o uso de aquecimento solar de água, resultaria em uma significativa economia de energia elétrica e de recursos naturais.

No Brasil cerca de 20% da população não tem acesso à água potável, sendo que, em torno de 50% do consumo residencial são destinados para fins não potáveis. Para estes usos a água da chuva de captação direta poderia ser uma alternativa viável para muitos locais e situações.

Neste contexto e através de uma parceria com a Cohab de Santa Catarina para incorporação de conceitos de sustentabilidade relativos a eficiência energética e aproveitamento de água de chuva nos projetos de habitações mínimas da Cohab SC, desenvolveu-se um produto apropriado, principalmente, para habitações de baixa renda que poderia ser utilizado tanto para novas como para habitações já existentes: uma torre sustentável, com múltiplos usos, composta por: reservatório elevado de água de abastecimento potável, coletor solar para aquecimento de água de banho e, um sistema de aproveitamento de água de chuva.