Projeto 6 Cidades

Projeto coordenado pelo PROCEL/ELETROBRÁS, com o objetivo principal de implantar reformas para melhoria na eficiência energética em 2 edificações públicas e comerciais em 6 cidades brasileiras: Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.

Os prédios foram selecionados seguindo critérios para determinação do potencial de conservação de energia e de pulgação dos resultados, respeitando os interesses dos proprietários dos prédios. Um dos objetivos do projeto é a pulgação do Estado da Arte em eficiência energética em edificações. 

Como ferramenta de análise das alternativas de retrofit (reformas visando melhoria da eficiência energética do prédio), foi utilizado o software de simulação computacional VisualDOE.

As etapas do Projeto 6 Cidades envolvem:

  1. Análise prévia do consumo de energia elétrica dos prédios
  2. Visita técnica para o levantamento de dados e identificação dos principais usos finais de energia
  3. Modelagem e calibração dos edifícios selecionados no software de simulação
  4. Elaboração dos anteprojetos de retrofit
  5. Simulação das alternativas de retrofit
  6. Análise econômica de cada alternativa
  7. Implantação das reformas
  8. Acompanhamento pós-retrofit.

Em Florianópolis, foram estudados os edifícios Sede da TELESC (Telecomunicações de Santa Catarina) e Sede da FIESC (Federações das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Edifício Sede da TELESC

O Edifício Sede da TELESC foi inaugurado em 1976 e possui uma área construída de 10.300 m², apresentando um consumo anual de 313 kWh/m². A potência instalada em iluminação é de 23,0 W/m². O sistema de condicionamento de ar possui uma central de água gelada com 240 TR de capacidade. As propostas de reforma nos sistemas de iluminação, condicionamento de ar e implantação de um sistema de automação, totalizariam uma redução de 39,1% do consumo total de energia elétrica do prédio. Para o Edifício Sede da TELESC foi apresentado um relatório listando o potencial de redução no consumo de energia e as medidas possíveis para tal. A elaboração dos projetos de reforma aguarda a decisão dos proprietários do prédio.

Maiores informações disponíveis para download em: entac98_grasso.pdf

Edifício Sede da FIESC

O Edifício Sede da FIESC foi inaugurado em 1983 e possui uma área construída de 10.900 m², apresentando um consumo anual de 103 kWh/m². A potência instalada em iluminação é de 16,4 W/m². O sistema de condicionamento de ar possui uma central de água gelada com 400 TR de capacidade. As propostas de reforma nos sistemas de iluminação, condicionamento de ar, incluindo a reformulação das instalações elétricas e implantação de um sistema de automação, totalizariam uma redução de 40,3% do consumo total de energia elétrica do prédio. O projeto de reforma foi concluído e sua implantação depende apenas da disponibilidade de recursos de seus proprietários. 

Maiores informações disponíveis para download em: entac98_westphal.pdfencac99_westphal.pdf

Equipe do LabEEE envolvida no Projeto 6 Cidades

  • Prof. Roberto Lamberts
  • Eng. Solange Goulart
  • Eng. Aldomar Pedrini
  • Eng. Fernando Simon Westphal
  • Eng. Pilar Alejandra Grasso Rodas
  • Eng. Enedir Ghisi
  • Eng. Vilmar Grüdtner Silveira
X