AET 1: Desenvolvimento de uma metodologia para criação de um banco nacional de dados sobre o consumo específico de energia

Objetivo:
Desenvolver uma metodologia para criação de um banco de dados a ser disponibilizado para consulta pública na página do PROCEL na internet que contenha informações sobre a tipologia arquitetônica, os componentes construtivos, os tipos de sistema de condicionamento de ar e iluminação; além do consumo de energia mensal de edificações residenciais, comerciais e públicas, bem como sobre os seus padrões de uso e usos finais de energia. O banco de dados deve ser representativo do consumo nacional nos setores residencial, comercial e público e segmentado por região bioclimática e ano de construção. A metodologia desenvolvida deverá ser testada para uma zona bioclimática brasileira.

Metas:
Desenvolver a metodologia e testá-la para uma zona bioclimática brasileira, publicando a base de dados consolidada, com tratamento estatístico.

Descrição:
O banco nacional de dados sobre o consumo específico de energia em edificações deve conter informações sobre a tipologia arquitetônica, os componentes construtivos, os tipos de sistema de condicionamento de ar e iluminação; além do consumo mensal de energia e informações sobre padrões de uso e usos finais de energia. O banco de dados compreenderá edificações residenciais, comerciais e públicas, disponibilizando-se os resultados para consulta pública. Deverá conter informações agrupadas de acordo com sua localização geográfica e zona bioclimática [ABNT, 1998], coletadas através de amostragem. Durante o desenvolvimento do trabalho deverá ser promovido um Workshop, com financiamento à parte, para discussão da metodologia junto a grupos de pesquisa de outras universidades. A metodolodia de criação do banco de dados divide-se em cinco etapas: 1. definição da metodologia; 2. contratação e treinamento dos bolsistas; 3. levantamento de dados em campo; 4. tratamento estatístico; e 5. disponibilização de dados via meio eletrônico, incluindo a transferência da base para o PROCEL.

Prazo:
O prazo é de 24 meses, a partir da assinatura da autorização para execução do trabalho.

Data de início:
01 de abril de 2005.

Recursos Humanos:
- Sérgio Fernando Tavares
- Isabele Deud Fritsche.

Relatórios disponíveis:
RT200701a Banco de Dados
RT200701b Banco de Dados