Etiquetagem

O Programa Nacional de Etiquetagem de Edificações nasceu a partir da cooperação mútua entre a Eletrobras/Procel, o Inmetro e a academia brasileira, notadamente a Universidade Federal de Santa Catarina, que, na figura do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE/ UFSC), coordenou o desenvolvimento da parte técnica e metodológica da etiquetagem de eficiência energética por meio de convênios firmados com a Eletrobras no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL Edifica.

Dando continuidade ao desenvolvimento do processo de etiquetagem de edificações brasileiro, o LabEEE/ UFSC apresentou a Eletrobras/Procel proposta de Plano de Trabalho para a implantação do Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações – CB3E. Esse Centro é fundamental e estratégico para auxiliar a Eletrobras/Procel a implementar, monitorar e atender com qualidade o Programa de Etiquetagem de Edificações, através de suporte técnico e científico à etiquetagem de edifícios, fazendo sua melhoria contínua, o controle da qualidade e aferição dos processos e dos organismos de inspeção acreditados pelo Inmetro e espalhados pelo Brasil.

Com a aprovação do plano de trabalho através do Convênio ECV DTP 001_2012, inicia-se o núcleo embrionário do CB3e e também um novo site que abarcará o conteúdo deste Centro de Referência. O conteúdo referente à etiquetagem migrou para o seguinte endereço http://www.pbeedifica.com.br/

X