Ocupação do solo e microclimas urbanos: o caso de Montes Claros - MG

Patrícia Silva Gomes
Roberto Lamberts

O trabalho refere-se ao clima urbano de Montes Claros, cidade situada no norte do estado de Minas Gerais, com cerca de 350 mil habitantes. O município possui o clima tropical sub-úmido, sendo definido por duas estações típicas: verão quente com chuvas e estação seca prolongada.

O trabalho parte do pressuposto de que há uma íntima correlação entre as variáveis climáticas de temperatura e a umidade relativa (variáveis - resposta), medidas em campo, e as variáveis urbanísticas (variáveis explicativas) que são: Proporção de Áreas Permeáveis e Impermeáveis, Densidade Construída, Fator de Forma e Fator de Visão de Céu e da análise qualitativa da topografia.

Os dados climáticos foram medidos em onze pontos distintos da malha urbana, que representam diferentes padrões de uso do solo no município, em três períodos distintos: o verão quente e úmido, o inverno ameno e seco, e estação mais seca, com temperatura elevada e baixa umidade. Os resultados encontrados mostram elevada correlação entre os dados, especialmente no período noturno, estendendo-se até a madrugada, o que permitiu a identificação da ilha de calor na cidade como fenômeno noturno. As correlações encontradas foram mais significativas para as variáveis de Densidade Construída, Fator de Forma e Fator de Visão de Céu.

As correlações encontradas foram negativas para as áreas verdes e positivas para as áreas impermeáveis, em todos os períodos medidos. As variáveis levantadas se relacionam diretamente à legislação urbanística, e podem ser utilizadas como uma ferramenta para a incorporação dos dados do clima ao planejamento urbano do município.

Ano de defesa: