Aproveitamento de águas pluviais e reuso de águas cinzas para fins não potáveis em um condomínio residencial localizado em Florianpólis - SC

Autor:
Daniel Fabrício Ferreira
Orientador:
Enedir Ghisi
Resumo:

Este trabalho apresenta um estudo sobre potencial de economia de água tratada obtido através do aproveitamento de água pluvial e do reuso de águas cinzas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em um condomínio residencial de Florianópolis – SC, o Condomínio Santa Martha, que é composto por três blocos. 

Tendo em vista os problemas de escassez de água com os quais sofremos atualmente, e que se agravarão a médio prazo, torna-se interessante buscar novas fontes de abastecimento de água que venham a suprir as demandas atuais e futuras de consumo.

A primeira etapa do trabalho consistiu em realizar levantamentos, por amostragem, que mostrassem dados de freqüência e tempo de utilização, por morador, dos dispositivos de cada bloco do condomínio. De posse deste levantamento, o passo seguinte foi realizar medições de vazão a fim de se determinar os consumos diários por moradores, por apartamento e por bloco.

Com isso, foi possível estimar os usos finais de água por morador, por apartamento, por bloco e para o condomínio todo. Como os consumos estimados não apresentaram resultados semelhantes aos consumos reais, obtidos através dos dados da CASAN, realizou-se uma análise de sensibilidade, com o intuito de minimizar possíveis erros. Após esta análise, novas estimativas de usos finais foram realizadas.

Todos estes passos do trabalho foram importantes para a determinação de volume dos reservatórios de água pluvial, de reuso e de ambos, quando as duas técnicas foram utilizadas simultaneamente. Por fim, realizou-se uma análise econômica, que buscou apresentar custos de implantação, de mão-de-obra e de materiais, e uma análise paramétrica dos resultados obtidos, a fim de mostrar qual seria o comportamento do potencial de economia de água tratada e do volume dos reservatórios quando se faziam variar alguns dos parâmetros estudados.

A partir daí, verificou-se que a utilização dos dois sistemas juntos é a alternativa que apresenta o maior potencial de economia de água tratada. Apesar de possuir um custo de implantação maior que nos outros dois casos, mesmo assim ela desponta como a técnica mais apropriada para o Condomínio em questão. 

Ano de defesa: